O que é Engenharia Diagnóstica ?
Setembro 14, 2020 /// Engenharia Diagnóstica
‘A Engenharia Diagnóstica em Edificações é a disciplina que trata das investigações científicas das patologias prediais, através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, atestamento, apuração da causa ou prescrição do reparo para a patologia em estudo”, segundo o Instituto de Engenharia.
A engenharia Diagnóstica visa entender e classificar a patologia das edificações, sendo as manifestações patológicas as ‘doenças’ de uma edificação. Tais anomalias podem ser de origem de problemas de construção, falhas de manutenção ou uso inadequado, nas quais afetam direta ou indiretamente no desempenho, vida útil e segurança das estruturas e sistemas da edificação.
As anomalias construtivas, de uma forma geral são causadas por falhas de projetos, uso de materiais incorretos ou de baixa qualidade e execução inadequada. No caso das falhas de manutenção, podem ser provenientes pela gestão, planejamento ou operação.
Dito isto, a engenharia diagnóstica tem como objetivo fazer uso dos conhecimentos técnicos da Engenharia, assim como princípios e boas práticas para a investigação das manifestações patológicas e falhas, com o uso de diversas ferramentas da Engenharia de forma a mitigar as falhas e diminuir a subjetividade dos usuários de uma edificação quanto a ‘saúde” da mesma.
Os resultados dos diagnósticos obtidos são apresentados através de laudos técnicos e são resultantes de ferramentas diagnósticas, sendo as mais tradicionais:
- Vistoria técnicas
- Inspeções técnicas
- Auditorias
- Perícias
- Consultorias
Sendo a vistoria técnica a mais simples e utilizada, com o foco de observação e constatação das anomalias. A inspeção técnica inclui uma análise mais profunda e detalhada de riscos e qualidade. No caso da auditoria é realizada a comparação técnica com normas técnicas, manuais, literatura técnica, especificações de projetos, entre outros. A perícia é um pouco mais completa, onde busca-se entender a origem e a causa das manifestações patológicas e seus mecanismos de ação. Por último a consultoria fornece a solução e a prescrição técnica do reparo das anomalias.
Outras finalidades da engenharia diagnóstica é indicar os níveis de desempenho determinados pela norma NBR15.575 para uma classificação de desempenho de uma edificação e seus sistemas. Também se busca o aperfeiçoamento da qualidade e apuração de responsabilidades (principalmente no âmbito judicial).
Vale salientar que os trabalhos realizados pela Engenharia Diagnóstica devem ser realizados por profissionais qualificados e especializados na área, devendo sempre ser emitida a ART (atestado de responsabilidade técnica) que acompanha os documentos técnicos.